5 chaves essenciais que nos ensinam como orar de maneira eficaz

Na oração modelo de Jesus, há 5 chaves essenciais que nos ensinam como orar de maneira eficaz. Quando os discípulos de Jesus lhe disseram: “Senhor, ensina-nos a orar…” (Lucas 11:1), Ele deu uma resposta no que é chamado de “A Oração Modelo” (Lucas 11:2-4 e Mateus 6:9-13). Nessa oração, estão presentes 5 chaves essenciais e fáceis que mostram a quem orar, pelo que orar, quando orar, onde orar e como orar. Essas chaves são importantes, pois, como a Bíblia também explica, existem formas erradas de orar e até formas superficiais de oração que devemos evitar.

Portanto, isso é algo que todo cristão precisa saber. Neste vídeo, vamos explorar as 5 chaves para mostrar como Jesus nos ensinou a orar.

Então, curta o vídeo e ajude a espalhar a Palavra. A primeira pergunta que Jesus respondeu sobre como orar foi: 1) “A quem devemos orar?” Em Lucas 11:2, Jesus disse: “Quando orarem, digam: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o Teu nome.

Jesus ensinou seus discípulos a seguir Seu exemplo, orando a Deus, o Pai, assim como Ele fez (Lucas 10:21, 22:42, 23:34, João 17:1, etc.). Jesus nos orienta a orar ao Pai porque, como Ele disse: “…Meu Pai é maior do que eu” (João 14:28) e “Quem crê em Mim, não crê em Mim, mas naquele que Me enviou” (João 12:44). O apóstolo João também explicou que “verdadeiramente nossa comunhão é com o Pai e com Seu Filho, Jesus Cristo” (1 João 1:3). Além disso, Jesus ensinou Seus seguidores a orar ao Pai em Seu nome.

Ele disse: “Em verdade, em verdade vos digo que tudo o que pedirdes ao Pai em Meu nome, Ele vo-lo dará. Até agora nada pedistes em Meu nome. Pedi, e recebereis, para que a vossa alegria seja completa” (João 16:23–24). Portanto, a primeira chave é reconhecer nosso Pai que está nos céus. Ele é o ser mais grandioso do universo, e devemos direcionar nossas orações primeiramente a Ele.

Oramos ao Pai em nome de Jesus. O apóstolo Paulo também seguiu esse exemplo, escrevendo em Efésios 3:14: “Por essa razão, eu me curvo diante do Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, de quem toda a família nos céus e na terra toma o nome” (Efésios 3:14–15). E em Romanos 1:8, ele diz: “…Dou graças ao meu Deus por meio de Jesus Cristo…”

Agora, a segunda chave, apresentada na oração modelo, responde a… 2) “Pelo que devemos orar?” Lucas 11:2 continua dizendo: “Venha o Teu Reino. Seja feita a Tua vontade, assim na terra como no céu.” (Lucas 11:2). Jesus ensinou seus discípulos a orar para que a vontade de Deus fosse feita e para que o Seu Reino viesse.

Essa afirmação é significativa… Porque isso aponta para onde deve estar o principal foco dos discípulos de Jesus. Deus deseja que Seus seguidores tenham um desejo sincero de que o Reino de Deus venha à terra o mais rápido possível.

Ele também quer que vivam de acordo com as Leis desse Reino agora. Jesus disse: “…busquem primeiro o Reino de Deus e a Sua justiça…” (Mateus 6:33). Além disso, ao orar para que a vontade de Deus seja feita na terra, Jesus ensina Seus seguidores a alinhar a sua vontade com a de Deus.

Isso significa estudar a Sua Palavra e garantir que qualquer pedido feito em oração esteja de acordo com Sua vontade. Como está escrito na carta de Tiago: “Vocês pedem e não recebem, porque pedem com intenções erradas, para gastarem em seus prazeres.” (Tiago 4:3).

E 1 João 5:14 diz: “E esta é a confiança que temos Nele: se pedirmos alguma coisa segundo a Sua vontade, Ele nos ouve.” E… colocar a vontade de Deus em primeiro lugar significa estar disposto a aceitar qualquer resposta que Ele dê, mesmo que o nosso amoroso Pai responda com um “Não” ou “Ainda não”. (Lucas 22:42).

Portanto, quando oramos, devemos primeiro buscar a vontade de Deus em nossas vidas e sempre estar atentos ao Seu Reino. Oramos com isso em mente primeiro, e então podemos fazer pedidos por necessidades diárias, perdão, livramento da tentação e outras preocupações importantes. (Lucas 11:4 e Mateus 6:12-13). Agora que sabemos a quem orar e pelo que devemos orar… 3)

“Quando devemos orar?” Lucas 11:3 continua dizendo: “Dá-nos a cada dia o nosso pão cotidiano.” Isso mostra que Jesus quer que Seus seguidores orem diariamente. Mas será que importa quantas vezes oramos por dia? Bem, a Bíblia fornece exemplos de outros indivíduos fiéis e seus hábitos de oração. Por exemplo, era costume de Daniel orar e agradecer a Deus três vezes ao dia (Daniel 6:10).

Davi, também, escrevendo no Salmo 55, diz: “Ao entardecer, de manhã e ao meio-dia orarei…” (Salmo 55:16-17). Jesus “frequentemente retirava-se para o deserto e orava.” (Lucas 5:16). E o apóstolo Paulo encorajou os cristãos a “orarem sem cessar, em tudo deem graças; pois esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para vocês.” (1 Tessalonicenses 5:17-18).

Deixe um comentário