Muitas pessoas me perguntam sobre como devemos orar. Alguns acreditam que é necessário ter uma oratória impecável, com palavras complicadas. Para começar, nunca se esqueça de que Deus é nosso Pai e deseja ter comunhão conosco por meio da oração. Claro que Ele já sabe o que precisamos, mas a oração vai além de uma lista de pedidos. Como mencionei, é sobre comunhão e intimidade com Deus. E você pode se perguntar: por que precisamos de comunhão? Porque amamos a Deus. Quando amamos alguém, queremos estar perto, certo? Além disso, é por meio dessa comunhão que podemos conhecer a vontade de Deus para as nossas vidas. Lembre-se de que você tem um propósito, e só o descobrirá por meio dessa conexão com Deus. É importante orar com fé, sempre em adoração, do seu jeito, com suas palavras, evitando repetições. É necessário confessar seus pecados, ter um coração agradecido e confiar no Senhor. Não há regras rígidas sobre como orar corretamente, mas a Bíblia nos ensina alguns princípios. Primeiro, é fundamental ter fé de que o Senhor vai te ouvir, não importa quem você seja, pois a palavra nos garante que Ele te ama e se importa com você. Antes de começar, lembre-se: é preciso crer nisso. Quem tem fé verá as respostas de Deus, e sem fé é impossível agradar a Ele.
2. Comece com adoração. De maneira simples, adoração é reconhecer a grandeza de Deus. Então, diga algo simples, como: “Deus é Pai, todo-poderoso, Rei e tudo depende Dele.” Jesus iniciou a oração do Pai Nosso justamente com adoração, dizendo: “Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome, venha o teu reino, faça-se a tua vontade assim na terra como no céu.” Nunca se esqueça de reconhecer quem Deus é. Aqui no canal, temos um vídeo sobre o modelo da oração do Pai Nosso, que pode te ajudar.
3. Ore com suas próprias palavras. O Pai Nosso é apenas um modelo, não uma oração para decorar. Faça seus pedidos a Deus com fé e simplicidade. Ele nos conhece e nos ama como somos, então não precisamos usar palavras difíceis. Ninguém fala com seu pai usando termos complicados; basta falar de coração aberto e contar como você se sente. Abra seu coração e peça o que precisar, mas lembre-se, a oração vai muito além de uma lista de pedidos.
4. Arrependa-se, confesse e peça perdão por seus pecados. Deus já sabe de todos os seus pecados, até antes de você cometê-los. Ele conhece sua natureza humana e a tendência ao pecado. Seja transparente com Ele, pois o Senhor deseja ouvir seu coração arrependido.
Diga a Deus o que você fez e peça perdão, mas é importante especificar o pecado. Não basta dizer “Senhor, me perdoa por tudo que fiz de errado”. Seja específico, confessando o que você fez e pedindo perdão com um coração arrependido. Você também pode dizer: “Senhor, se eu fiz algo que não te agrada, me perdoe”, mas peça a Deus para te mostrar onde você errou, para que você possa se arrepender de verdade e não cometer o mesmo erro novamente.
5. Entregue nas mãos de Deus e confie. Jesus nos ensinou a dizer “seja feita a tua vontade”, o que significa reconhecer que Deus está no controle de tudo. Ao fazer isso, você pode descansar em Sua vontade. Se quiser saber mais, temos um vídeo sobre o assunto no canal.
6. Seja grato. Como mencionei, orar não é apenas apresentar uma lista de pedidos. Deus não é como um gênio da lâmpada mágica. É fundamental sempre agradecer por tudo o que Ele tem feito por você. Pense nas bênçãos em sua vida e reconheça as mãos do Senhor em cada uma delas.
7. Ore em nome de Jesus. A única forma de se comunicar com Deus é por meio de Jesus. Ele é o único caminho. Portanto, sempre devemos orar em nome de Jesus, e não em nosso próprio nome. Deus nos vê através do sangue de Jesus derramado na cruz. Além disso, terminar sua oração com “em nome de Jesus” te lembrará que é graças a Ele que podemos orar com confiança ao Pai. Lembre-se: a oração que Deus ouve é possível somente por causa de Jesus.
8. Evite fazer repetições vazias. A oração não deve ser uma repetição mecânica de palavras, como se fosse um feitiço para conseguir algo. Podemos e devemos repetir nossas orações a Deus, mas é importante que elas não se tornem apenas palavras sem sentido ou sem propósito.
9. Não ore apenas quando precisar. Assim como qualquer relacionamento, o vínculo com Deus não deve existir apenas nos momentos de necessidade. Imagine se seus amigos só te procurassem quando precisassem de um favor—seria bem desagradável, não é? A oração não deve ser algo que aconteça apenas nos momentos de crise. Embora pareça um clichê, é verdade que a oração deve ser um estilo de vida. Converse com Deus todos os dias, em diversos momentos. Tenha um momento devocional—aliás, aqui no canal tem um vídeo ensinando como fazer isso. Além disso, converse com Deus em outras ocasiões também. Sua fé vai crescer e sua vida vai se transformar. A verdade é que você só aprenderá a orar, orando. Às vezes em silêncio, outras vezes em voz alta, ou até orando com a Bíblia, o que é uma prática maravilhosa. O importante é praticar, e assim você ganhará confiança. Lembre-se: o Espírito Santo ora por você, então não se preocupe. O mais importante é o relacionamento com Deus.