Quem ama Jesus dedica tempo à oração! A oração nos conecta mais profundamente a Deus e faz uma diferença significativa em nossas vidas, trazendo diversas bênçãos. Ser cristão sem orar não é possível. Neste estudo bíblico, veja como suas orações podem impactar poderosamente sua vida.
Orar é conversar com Deus. Ao orar, você está chamando Deus para ter um diálogo com Ele.
“Saibam que o Senhor escolheu o piedoso; o Senhor ouvirá quando eu o invocar.” – Salmo 4:3
A oração deve ser algo constante. Você pode orar em qualquer momento do dia, seja de manhã, à tarde, à noite, em casa, na escola, no trabalho, na rua, no banho, sentado, deitado ou em pé. Não é necessário sempre orar em voz alta, o silêncio também é uma forma de oração. É normal que outros pensamentos surjam, mas a Bíblia nos ensina a manter uma postura de oração, lembrando de Deus continuamente e entregando tudo a Ele.
“Orem continuamente.” – 1 Tessalonicenses 5:17.
“Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos.”- Efésios 6:18.
A oração aproxima você da vontade de Deus. Ao orar, você concentra sua atenção em Deus e entrega sua vida a Ele, buscando alinhar-se com o Seu plano. Quando isso acontece, Deus ouve e responde!
“E eu farei o que vocês pedirem em meu nome, para que o Pai seja glorificado no Filho. O que vocês pedirem em meu nome, eu farei.” – João 14:13-14.
“Esta é a confiança que temos ao nos aproximarmos de Deus: se pedirmos alguma coisa de acordo com a vontade de Deus, ele nos ouvirá.” – 1 João 5:14.
A oração não é um show para impressionar os outros, mas uma conversa pessoal com Deus. Não é necessário usar palavras sofisticadas ou orações elaboradas para agradá-Lo; o importante é buscar intimidade com seu Pai.
Jesus nos ensinou a oração do Pai Nosso como um exemplo para quem está aprendendo a orar. Não é obrigatório repeti-la exatamente, mas usá-la como base para suas próprias orações. Nela, aprendemos a colocar a vontade de Deus em primeiro lugar, a fazer pedidos, a perdoar e pedir perdão, e a buscar a proteção de Deus contra o mal.
“E, quando orares, não sejas como os hipócritas, pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai, que vê o que está oculto; e teu Pai, que vê o que está oculto, te recompensará. E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que, por muito falarem, serão ouvidos.” – Mateus 6:5-7.
“Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino. Seja feita a tua vontade, tanto na terra como no céu. O pão nosso de cada dia dá-nos hoje. Perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores. E não nos induzas à tentação, mas livra-nos do mal; porque teu é o Reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém!” – Mateus 6:9-13,
A oração tem o poder de transformar sua vida! Através dela, Deus derrama bênçãos como paz, sabedoria, perdão, cura e respostas para suas necessidades. Ao praticar a oração e conversar com Deus ao longo do dia, sua vida será profundamente impactada, e você sentirá a presença divina, experimentando mais paz e sabedoria em seu caminho.