Você já se sentiu perdido e culpado pelos grandes pecados que cometeu, pelos erros que considera graves, e se perguntou: “Como posso ser salvo?” Muitas pessoas fazem essa pergunta: “O que preciso fazer para obter o perdão dos meus pecados?” Será que é necessário se curvar diante de uma estátua, pedir perdão, orar ou fazer penitências? Hoje, vamos descobrir a resposta na Palavra de Deus. Muitos buscam diferentes meios para alcançar o perdão, mas como realmente podemos encontrar o perdão e a salvação?
A primeira coisa que precisamos entender é por que Jesus veio ao mundo. Em sua carta a Timóteo, capítulo 1, versículo 15, Paulo disse: “Esta é uma palavra fiel e digna de toda aceitação: Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal.” Assim, entendemos o ponto central: o motivo pelo qual Jesus veio ao mundo foi para salvar os pecadores. Cristo não veio ao mundo apenas para realizar milagres ou curas, mas seu objetivo principal foi buscar e salvar aqueles que estavam perdidos no pecado.
O segundo ponto importante é como Deus Pai demonstrou Seu amor por nós, pecadores. Encontramos isso no conhecido texto de João 3:16: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” Em Seu infinito amor, Deus não nos deu qualquer coisa, mas o melhor: Seu Filho unigênito, Jesus, para morrer na cruz por todos os pecadores. Qual foi o motivo? Para que todo aquele que crê em Jesus não pereça, mas tenha a vida eterna. Deus nos mostra que todo aquele que crê em Jesus será salvo e receberá a vida eterna.
Jesus veio a este mundo e morreu numa cruz, mas por quem Ele veio para salvar? Encontramos a resposta em Isaías 53:4-6: “Certamente, Ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si. E nós o considerávamos aflito, ferido de Deus e oprimido. Mas Ele foi transpassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades. O castigo que nos traz a paz estava sobre Ele, e pelas suas feridas fomos curados. Todos nós, como ovelhas, andávamos desgarrados; cada um seguia o seu próprio caminho, mas o Senhor fez cair sobre Ele a iniquidade de todos nós.” Jesus sofreu e morreu para salvar todos nós, que estávamos perdidos e desviados como ovelhas.
Jesus, na cruz do Calvário, levou sobre si a iniquidade de todos nós. Mas o que é iniquidade? É o pecado. Jesus tomou sobre si os nossos pecados. Quando Ele morreu na cruz, foi para pagar o preço por nossos pecados. Conta-se a história de um homem que, indignado com o relato da morte de Jesus, dizia: “Se eu estivesse presente no momento da crucificação, não permitiria que crucificassem meu Jesus. Não deixaria que fizessem isso com Ele.”
Certa noite, esse homem teve um sonho. Nele, ele se via na cena da crucificação de Jesus. Ao se deparar com a multidão, começou a avançar em direção ao local onde os soldados pregavam os cravos nas mãos de Jesus. Imediatamente, ele agarrou o ombro de um dos soldados e o puxou para trás. Quando o soldado se virou, ele viu seu próprio rosto. Nesse momento, o homem entendeu que ele mesmo havia pregado os cravos nas mãos de Jesus, simbolizando que, por causa de seus pecados, Jesus morreu na cruz.
É essencial crer nisso para sermos salvos.
A Bíblia nos ensina que aquele que crê em Jesus e o aceita como seu Salvador recebe o perdão concedido na cruz do Calvário e é salvo. No entanto, surge a pergunta: será que basta apenas dizer “Eu aceito a morte de Jesus na cruz” para estar salvo? Não é tão simples assim. No livro de Atos 3:19, lemos: “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados.”
Aqui, Deus nos dá um detalhe importante: é necessário nos arrepender de nossos pecados. Somos pecadores, sim, e Jesus perdoa pecados, mas precisamos nos arrepender. Arrepender-se significa reconhecer e confessar nossos pecados, pedir perdão e mudar de atitude. Converter-se significa abandonar o caminho errado e seguir o caminho certo, fazer o que é correto e não repetir o mesmo pecado.
Agora, surge outra pergunta: será que Deus perdoa todo tipo de pecado? E se eu tiver roubado, matado ou cometido adultério, será que Deus ainda me perdoaria? A resposta é sim. Através do sangue de Jesus derramado na cruz do Calvário, somos purificados de todos os pecados, independentemente da gravidade.
Na primeira carta de João, capítulo 1, versículo 7, está escrito: “Se andarmos na luz, como Ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, Seu Filho, nos purifica de todo pecado.” O sangue de Jesus derramado na cruz purifica qualquer pecador, e todo pecado pode ser perdoado. No entanto, é necessário confessar o pecado, arrepender-se e tomar a decisão de se converter. Essa mudança precisa ocorrer no coração do pecador.
Ao aceitarmos o perdão de Jesus, surge a pergunta: qual deve ser a nossa atitude depois de sermos perdoados? Como devemos agir diante de Deus e das pessoas? Após aceitarmos o perdão, nossa vida deve refletir essa transformação, com ações e comportamentos que mostrem gratidão e uma nova caminhada em direção à luz.
Em João 14:15, está escrito: “Se me amais, guardareis os meus mandamentos.” Jesus nos ensina que, se realmente o amamos, devemos obedecer aos seus mandamentos. Você ama Jesus? Aceita o que Ele fez por você? É grato pelo seu sacrifício? Então, você deve guardar os mandamentos de Deus e ser fiel a Ele.
Agora, há um detalhe importante: ao aceitarmos o perdão de Jesus, nossos pecados são perdoados. Mas e se pecarmos novamente? Estaríamos perdidos e condenados? A resposta está na Primeira Carta de João, capítulo 2, versículo 1, que diz: “Filhinhos, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se, contudo, alguém pecar, temos um Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo.” Que mensagem maravilhosa! Jesus perdoa nossos pecados e transforma nossas vidas. E, se em algum momento escorregarmos e pecarmos novamente, temos um advogado junto a Deus, Jesus Cristo.
Isso nos ensina que, mesmo quando falhamos, Deus está pronto para nos perdoar, por meio de Jesus, desde que haja arrependimento sincero.
Quando ocorre um desvio em nosso caminho e pecamos, Jesus Cristo está no céu, e podemos ir até Ele. Clamamos por perdão, e Jesus, diante do Pai, diz: “Pai, foi por isso que morri, pelos pecados deles.” Deus nos convida hoje a viver uma vida de acordo com a Sua vontade. Aceitamos o perdão dos nossos pecados, perdão que foi concedido na cruz do Calvário, e decidimos, a partir de agora, viver em harmonia com os mandamentos de Deus. Convido você a tomar essa decisão hoje.
Faça essa afirmação comigo agora: “Eu aceito a morte de Cristo em meu lugar, para que eu tenha a vida eterna. Prometo, pela Sua graça, fazer a vontade de Deus.”
Essa é a sua decisão? Ore comigo agora:
“Santo Deus e Pai, louvado e exaltado seja o Teu nome. Obrigado, porque na cruz do Calvário, Jesus pagou um alto preço pelos nossos pecados. Por isso, Senhor, clamamos a Ti: limpa-nos e purifica-nos. Aceitamos o que Jesus fez por nós, e pedimos que nos ajudes a viver uma vida em conformidade com a Tua Palavra. Abençoe este filho e esta filha que agora param para estudar a Tua Palavra. Colocamos nossas vidas em Tuas mãos e oramos em nome de Jesus. Amém.”